sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Dicas para aproveitar seu Carnaval com saúde!!!

Oi meninas, tudo bem com vocês?

Então, com a chegada do Carnaval, muita gente já se prepara para a maratona dos quatro dias de folia. Nesse período, é importante pensar não só no preparo da fantasia, mas também nos cuidados de que o corpo precisa para suportar o desgaste físico do Carnaval.



Muitos foliões são pessoas sendetárias, que passam boa parte do ano sem nenhuma prática de atividade física. Para esses, os cuidados devem ser redobrados, pois o corpo não está preparado para esforços físicos mais intensos, o que pode gerar problemas ao organismo. 

Lembre-se que o Carnaval coincide com um dos períodos mais quentes do ano. Sendo assim, a chance de desidratação é maior, principalmente quando há consumo de bebidas alcoólicas, que geram, sozinhas, uma perda de água considerável para o organismo. Portanto, muita água, suco de frutas, água de côco e outros líquidos em geral durante o Carnaval (no mínimo 2 litros por dia).

Nesse período, nada de feijoada, leitoa assada, canjiquinha  e outros pratos tradicionalmente ricos em gordura  ou preparados com muita adição da mesma. Para os foliões, o melhor é trocar pratos gordurosos pelas massas, como macarronada, lasanha, pizza, arroz, angu, pães e assados à base de farinha de trigo. As massas em geral são fontes de energia facilmente disponíveis para o gasto energético maior gerado pela folia, ao contrário das gorduras, as quais demoram muito mais a serem consumidas e se acumulam no organismo com mais facilidade. Cuidado apenas com os molhos à base de creme de leite e maionese e com os recheios à base de embutidos e queijo amarelo. É hora de dar preferência aos molhos de tomate e recheios de carne magra e queijo branco.

Abuse de saladas durante o Carnaval, procurando ingerir uma grande variedade de legumes e verduras, principalmente crus. Esses alimentos, além de fornecerem importantes nutrientes, ainda ajudam na reposição das perdas de águas e sais minerais geradas pela transpiração. As frutas podem ser utilizadas para o mesmo fim, embora contenham mais açúcar.

A alimentação nesse período deve ser, predominantemente, à base de massas, carnes magras e saladas, sempre com todos os alimentos preparados com pouca gordura e sem exagerar no sal e nos temperos em geral. Não esquecer, porém, da importância dos laticínios (leite e derivados), que devem ser desnatados ou semidesnatados. Consumir laticínios 2 a 3 vezes ao dia, hábito que deve ser mantido independente do Carnaval.

O mais importante é não esquecer de manter, no mínimo, as 4 refeições diárias (café da manhã, almoço, lanche e jantar), podendo-se até incluir mais um ou dois pequenos lanches nos intervalos, de acordo com a necessidade. Qualquer tipo de atividade fisica feita em jejum ou com uma alimentação insuficiente pode trazer danos ao organismo. Respeitar os horários das refeições ou, em caso de horários diferenciados, manter um intervalo máximo de 4 a 5 horas entre uma refeição e outra, é fundamental para garantir que o corpo suporte o desgaste físico sem sofrer danos, tais como: desidratação, fadiga, estresse, perda de massa muscular, queda de resistência imunológica, etc. Em resumo, é mais saudável comer quantidades menores de alimentos em cada refeição, mas fazendo um número menor de refeições diárias, do que fazer uma ou duas refeições com grandes quantidades de alimentos.

Dançar já faz bem. Pular carnaval é melhor ainda, pois alivia o stress do dia-a-dia, faz bem para o corpo e para a alma e dá um banho de diversão e alegria. Mas é sempre bom informar-se sobre como aliar toda essa euforia do carnaval e estação quente de verão a uma alimentação saudável. Aqui vão algumas dicas para você sair da festa em forma e com as energias revigoradas.

Prepare-se para cair na folia...
Uma refeição leve à base de carboidratos (massas, pães, batata, cereais) é o mais indicado, pois são fontes de energia rapidamente assimiláveis.
Os acompanhamentos, entretanto, devem conter baixo teor de gordura: os molhos das massas e os recheios dos pães e sanduíches, por exemplo, devem ser leves.

Enquanto você pula e se diverte...
Procure hidratar-se com muita água, sucos (acerola, araçá, kiwi, abacaxi, mamão e frutas cítricas são ricas em vitamina C, que estimula o sistema imunológico) ou, se possível, água de coco, que além de gostosa, hidrata mais rápido. Os isotônicos não devem ser tomados “como água”, como muita gente faz, pois contêm teor muito elevado de minerais e glicose (açúcar). Dê preferência aos diets.
Procure evitar as bebidas alcoólicas, tome-as com moderação, sempre compensando com o dobro de um líquido não alcoólico para evitar ressaca no dia seguinte. Dê preferência às cervejas, que possuem vitaminas do complexo B e minerais, sendo que as pilsen e light são leves e possuem baixo teor alcoólico.

Durante a folia..
Substitua os alimentos gordurosos como porções, salgadinhos, snacks, amendoins, etc. por sanduíches frios (enquanto o pão fornece a energia dos carboidratos, recheios à base de queijo magro ou ave fornecem o aporte protéico desejável), frutas (maçã e banana são ricas em potássio, que faz bem para os músculos) e barrinhas de cereais. 

Depois daquela noitada de muita folia...
Para recuperar-se do desgaste, sopas, saladas ou (se for de manhã) um café da manhã reforçado, com pão integral, suco e queijo branco ou iogurte, são excepcionais. Se preferir algo mais “refrescante”, o açaí, que é fácil de ser preparado, pode também ser uma ótima opção, sendo uma fonte rica de cálcio, carboidratos e energia (248kcal por 100g de polpa congelada). Melhor ainda se acompanhado de granola, mel, xarope de guaraná e frutas de sua preferência. 

Quando a folia acabar...
Se exagerou na “dose”, faça uma dieta desintoxicante: beba bastante líquido (água e sucos de frutas) e coma alimentos leves, preferencialmente vegetais crus e frutas. 

E por fim, uma receita prática e leve para curtir a folia com saúde:

MELANCIA COLOMBINA



Ingredientes:

1 xícara (chá) de água;
casca fina de 1 limão;
suco de 1 limão;
4 sticks de adoçante;
3 xícaras (chá) de polpa de melancia (450 g);
2 claras em neve.

Modo de Preparo:

Em uma panela pequena, coloque a água, a casca e o suco de limão, e deixe ferver, em fogo alto, por 5 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar completamente. Retire a casca do limão e adoce com o adoçante.
Transfira para o copo do liquidificador, junte a polpa da melancia e bata até que fique homogêneo. Coloque em um refratário raso, cubra com filme plástico e leve ao freezer por cerca de 1 hora ou até que fique semicongelado, ou seja, com alguns cristais de gelo. Misture as claras em neve, delicadamente, e volte ao freezer por mais 2 horas, ou até que esteja congelado. Desenforme e transfira para um saco plástico próprio para alimentos. Bata com o auxílio de um martelo até obter cristais menores. Porcione em tacinhas e sirva imediatamente.

Espero ter ajudado com as dicas!
Aproveitem com juízo e saúde o Carnaval e boa festa pra todo mundo!

Beijocas...




26 comentários:

  1. É isso aí, muita água sempre...

    Produtinhosdebeleza.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas, flor! ;)
    Bjs, Thá.
    http://consumisse.blogspot.com
    @thaharaujo

    ResponderExcluir
  3. Super diiicas, amei!
    http://perfeitateen.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas! Se manter bem hidratado, alimentado e usar roupas frescas é regra!
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. que super feriadão eim!! Eu não gosto muito de carnaval não
    mas adorei as dicas, muito bom pra quem vai ficar pulando e dançando debaixo desse sol de rachar.

    Beijos linda
    http://cacau-makeup.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Fê! Adorei seu blog...essa varinha mágica é um luxo à parte.
    Apareça no meu: make-upeafins.blogspot.com

    Beijocas, Si.

    Tô te seguindo! =)

    ResponderExcluir
  7. Excelentes dicas. Cuidar da hidratação e alimentação nessa época de festa e folia, é muito importante.
    Adorei a receitinha da melancia colombina.

    Fashion World Feminino | Fan Page | Twitter

    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  8. Ótimas dicas! :)

    Beijos, ederoerasunhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Super dicas quelida adorei.
    Ótimo sabado de carnaval
    Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  10. Adorei as dicas quelida
    Ótimo sabado de carnaval
    Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  11. Dicas super boas, não dá para descuidar neh.

    beijos.

    ResponderExcluir
  12. Ótimas dicas amiga!
    E é assim mesmo, folia tem que combinar com saúde!
    Adorei a dica da melancia! ;D

    beijinhos e bom carnaval!
    Blog Variedades & Afinidades

    ResponderExcluir
  13. Boas dicas msm. Pra quem bebe cerva, destilados etc é bom tb alternar com água, o fígado agradece =]! Parabéns pelas boas dicas!


    Visite ;)
    http://viciosetcetera.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oii Nanda, dicas super importante pra quem curte carnaval, muito bacana. Como eu não curto fico só com a melancia colombina huuuummm
    deve ficar bonzão rs. AMei.
    Beijoooos

    ResponderExcluir
  15. Adorei o post!
    Ótima e verdadeiras dicas..

    Um beijo,
    http://www.suavemalicia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi Nanda!
    Adorei sua visita. As dicas de cuidados com o corpo, são ótimas para quem vai brincar o carnaval ou mesmo para quem decidiu descansar. Uma alimentação saudável, sem gorduras é excelente!! Vou experimentar a receitinha do suco de melancia.
    Beijos e bom carnaval, também

    ResponderExcluir
  17. Nanda, passei pra te desejar um ótimo feriado!

    beijinhos ;*

    http://noostillo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Muito bom seu post viu.
    Dicas mega validas.
    Beijinhos *-*
    @MarcelaMirandda

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Adorei o post. Super interessante e ótimo para quem deseja curtir um carnaval com juízo e acima de tudo com MUITA alegria. Parabéns pelo post e pelo o blog flor, tudo muito lindo por aqui!
    E ah, está rolando um SUPER sorteio lá no nosso blog, e nós gostaríamos muito que você participasse. Passa lá depois ok? =)
    Um beijo e uma ótima semana para você!

    http://thepastimeloveme.blogspot.com/2012/02/sorteio-magias-de-mulher.html

    ResponderExcluir
  20. Para os foliões, as dicas são de ouro mesmo. Já pra mim,a dica é: Não durma demais...kkkk
    Um beijão querida!

    http://zapatariabr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Adorei as dicas cuidados c/ hidratação e importantissímo nesse carnavalsão :)

    adorei o pots
    bjus
    http://estilo4u.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Muito bom o conteúdo do post. Adorei, mesmo não sendo adepta da maratona de carnaval - hehe
    Lila Czar
    seviracom30.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. oi lindona ufa
    qtas dicas boas heina adorei a receitinha
    bezosssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  24. OI QUELIDA PASSANDO PARA DESEJAR
    Boa quarta
    Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  25. Quero fazer esta última receita. Adoro melancia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. boas dicas pra quem foi sair haha
    eu prefiro ficar em casa mesmo :)

    http://himi-tsu.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Amadas, o comentário de vocês me deixa muito feliz. Portanto comentem!

Porém comentários onde o conteúdo se resume em somente divulgar blogs, sorteios ou pedir seguidores, serão excluídos.

Comentários alheios às postagens também serão excluídos.

Se você se propôs a entrar no blog, leia a postagem, e comente à respeito. Se quiser divulgar seu blog, seu sorteio e quiser que eu siga, é só pedir. Com certeza irei com todo carinho visitar seu espaço. Porém se o comentário for só esse, ele não será divulgado e automaticamente eliminado.

Façamos um mundo virtual bacana!

Beijos!

Você poderá gostar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...